segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O cheiro do paraíso: Resenha do perfume Je Reviens de Worth. Mesa redonda do mês de novembro!







Certa feita  li que o perfume Je Reviens de Worth tinha um cheiro de céu, um cheiro celeste.De alguma forma associo também esse perfume ao Paraíso.

O perfume Je Reviens é  uma  criação de Maurice Blanchet de 1932  para a casa de moda do inglês Charles Fredrick Worth que vestiu famosas damas do teatro e cinema como Sarah Bernhardt.

 Com sua popularização no pós- guerra , Je Reviens se tornou bastante conhecido no Brasil, embora já não se ache mais ele por ai. Já tive a experiência de ver pessoas chorarem quando o sentiram novamente. Era o perfume da juventude de muitos. O cheiro de mãe, de vó, de tias, de madrinhas, de vizinhas gentis que traziam bolos. É o encontro com os céus e o paraíso para muita gente. É o braço dado com a saudade e toda força que ela pode representar. Seja de amor ou dor, expurgação ou salvação, como um paraíso. Poucos perfumes vi trazerem tantas emoções para as pessoas como Je Reviens.

Por ser um perfume de muitas histórias, portanto assaz evocativo, é difícil dissociá-lo de experiência pessoais.

É evocativo até no nome “Eu volto” . E como volta! Volta num azul cortante.  




Para as moças dos anos 40 da época da Guerra, os soldados faziam a promessa da volta e  do paraíso perdido dando para suas esposas e namoradas uma garrafa de “ Je reviens”. Eram ternas as lembranças e dar um Je reviens para as penélopes parisienses da espera ficou na história da perfumaria mundial.
A popularização foi tanta que de perfume caro, de luxo, Je reviens se tornou mais acessível, alem de um enorme sucesso pois se tornou uma declaração de amor e um sopro de esperança de paz e de volta com seu sugestivo nome, imitando o sucesso que o perfume N’aimez que moi de Caron fez na primeira guerra.
Je reviens, como disse, é um dos perfumes mais sentimentais que tive notícia. .
Para mim , porém,Je reviens é o cheiro de sábados na minha terra natal. Dia de lavar roupas brancas, de se por anil, de se deixar sonhar com os cheiros evolando dos lençóis branquinhos quarando no quintal naquele céu azul imenso, puro, límpido que eu tanto olhava .Dia de ouvir minha mãe entoando cantos enquanto lavava roupa. Tardes fagueiras, começo de noite.Percebi que havia uma marca de anil que tinha o cheiro de Je Reviens que fatalmente me fez lembrar desses momentos. Este é Je Reviens para mim. Ficou com cheiro do céu azul que iluminava as roupas brancas que recendiam a ele. A cor azul do seu frasco, de sua caixa me dá mais essa ideia ainda. E descobri com isso que a fragrância de Je reviens inspirou saponáceos no mundo todo.
Mas há o Je Reviens para muitos. Há pouco tive a felicidade de achar dois frascos. Um  dele vintage que consegui com a querida Diana do Aloucadosperfumes (e vale a pena conhecer esse blog gente! Indico também aqui no fim do post pois ela também escreve sobre o cheiro do paraíso). Gratidão imensa!
Mas, sobretudo, Je reviens é um perfume azul. Azul de anil, azul de céu. E esse cheiro azul é  na verdade uma maviosa mistura de lilás, violetas, gerânios frescos, Iris empoada e jacintos(e suas amáveis coreis entre o azul, rosa e demais tons liláceos, o que faz ele ter alguma proximidade com Aprés L’ondée em certos momentos),rosas puras, narciso adamascado, citrinos muito ligeiros,jasmim tranquilo e aldeídos e aldeídos assaz vítreos e limpos(aldeídos a La First, Van Cleef and Arpels, o que faz dele um floral aldeídico por excelência.). Há um apoio de cravos doces e musgo de carvalho tão equilibrados e gentis que fico encantada como notas tão fortes aqui estejam tão carregadas de sutileza. Por isso cai tão bem associa-lo a cheiros de roupa  asseada. Um cheiro de céu , bênçãos e lavor. Um agradabilíssimo e elegante cheiro saponáceo sim. Mas ao mesmo tempo há algo de paz luminosa fresca e generosa que emerge dele assim como também uma profundidade misteriosa que o torna para mim complexo e inclassificável, no fim .Mas é perfeitamente possível ver moças  elegantes e jovens bem penteados usando –o num tempo antigo, num mundo melhor e passadista.
Sobre a cor azul que tanto nos comove que nos faz reviver memórias tão  estimadas , ela é em verdade inspirada na predominância da cor azul turquesa nas criações do estilista Worth, assim como também o querubim dourado  que está sempre na caixa faz parte do patrimônio da marca.
Só sei que tudo nele é de uma melancolia e pacificação tão invulgares e ao mesmo tempo tão estranhos que podem caber também num simples bloco de anil que branquejou as suas roupas ou na saudade doída das meninas por suas mães ou das moças pelos seus maridos que se foram nas guerras.
Cita-se muito sua semelhança com Blue Grass de Elizabeth Arden que ainda não conheci, infelizmente.
No fim para mim Je reviens é o cheiro do meu paraíso perdido,
É um dos cheiros mais signitificativos e gratificantes da minha vida E sinto um amor imenso por ele. E morro de medo de perder meu exemplar grande dele novamente(e querendo muito ter outro pra chamar de meu) e meu pequenino vintage de 20 ml é o meu talismã.

Beth Casagrande fala dele também aqui  e a querida Diana também aqui


Vocês podem encontrar mais excelentes "cheios do paraíso" aqui nos queridos blogs sobre perfumaria do nosso Brasil:


E de brinde, uma bela canção, pois "Je reviens"

Nos Encontraremos Novamente

Nos encontraremos novamente
Nos encontraremos novamente,
Não sei onde,
Não sei quando
Mas eu sei que nos encontraremos novamente em algum dia ensolarado
Continue sorrindo até o fim,
Assim como você sempre faz
Até que o céu azul afaste as nuvens escuras para longe

Então por favor diga "Olá"
Para as pessoas que eu conheço
Diga que eu não demorarei
Eles ficarão felizes em saber
Que quando* você me viu partir
Eu estava cantando essa canção

Nos encontraremos novamente,
Não sei onde,
Não sei quando
Mas eu sei que nos encontraremos novamente em algum dia ensolarado

[Nos encontraremos novamente,
Não sei onde
Não sei quando.
Mas eu sei que nos encontraremos novamente em algum dia ensolarado.
Continue sorrindo até o fim
Assim como você sempre faz,
Até que o céu azul
Afaste as nuvens escuras para longe
Então por favor diga "Olá"
Para as pessoas que eu conheço.
Diga que eu não demorarei.
Eles ficarão felizes em saber
Que quando* você me viu partir,
Eu estava cantando esta canção.

Nos encontraremos novamente,
Não sei onde,
Não sei quando
Mas eu sei que nos encontraremos novamente em algum dia ensolarado]

Fotos fontes: google



17 comentários:

  1. Chorei. E foi assim. Quanta emoção você passou nessa declaração, nesta ode, Cris! Beijos, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah meu bem! q é isso! rs...chora só de alegria viu? bjão! e obrigada por sua ternura e carinho de sempre.

      Excluir
  2. Lá vem você me tentando com o Je Reviens novamente... morro de curiosidade sobre esse perfume! Linda resenha! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju não dá pra não te tentar...s...é muita paixão menina!

      Excluir
  3. Lindo... Azul do anil! Cheiro de anil dissolvido no balde, e o que sobe do tecido, com o vapor do ferro? Coisa fantástica.
    A lembrança que tenho do Je Reviens está levemente puída pelo tempo, como o tecido lavado tantas vezes, que afina e esgarça. Junto às nuances do laquê, compunha o cheirinho de minha tia-avó Cida, exímia montadora de quebra-cabeças e melhor anfitriã para o chá. Limpo limpíssimo, imaculado. Sua memória se une à minha neste momento, Cris. Traz uma nostalgia maravilhosa. Arrematada por este poema, é delicadeza pura!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri que mulher incrivel deveria ser sua tia avo. Estou imaginando essa linda senhorinha de cheiro imaculado, rainha dos chás. e ah! o cheiro evolando do ferro! lembrança cortante. Obrigada pelas imagens e pela visita tão terna. Bjs no core

      Excluir
  4. Ah Cris... Não consigo comentar... replico a emoção da Diana sem nem conhecer o cheiro! Que imagem linda está impressa na minha mente, que saudade me bateu de coisas que não vivi...

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah querida! eu sou saudosista par excellence...rs...sensaçoes maravilhosas! obrigada pelo carinho. bjão

      Excluir
  5. Como falar de perfumes sem essas maravilhosas sinestesias?! "Cheiro de céu, cheiro azul..."
    Adorei o post!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tirou a palavra da minha boca cris querido....sinestesia! isso mesmo. Je reviens extremamente sinestésico. bj querido! obrigada sempre

      Excluir
  6. Cara dessa vez vcs nessa messa redonda foram sublimes !
    fui lendo todos um por um e deixei o seu por ultimo.

    nossa uma dilacerada na emoção!

    lindo post!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que vontade de conhecê-lo!!! Eu tenho em mente um perfume vintage por demais fico me perguntando como pode ter aroma limpo mas depois do que li, só tirando a prova! Despertou demais minha curiosidade, bem como a de ter um Blue grass, já comentado por nós certa vez, lembra? Esse, como esse nome, sempre me instigou.
    Incrível e tocante resenha, sempre nesse clima de paz que me faz tão bem ao ler o que você escreve. Lindo!
    bjus

    ResponderExcluir
  8. legal curto seu blog, sou vendedor de perfumes, então tento cada vez mais conhecer oque vendo!
    Então só tenho a agradecer suas postagens.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Preciso de uma ajuda. Minha mãe está desesperada atrás desse perfume pois dia desses teve um sonho com um ex namorado e lembrou que ganhou de presente dele um Je Reviens quando fez 16 anos. Desde então, ela está me deixando louca procurando por este perfume, rs, e não estou conseguido encontrá-lo. Você poderia me indicar um site confiável? Agradeço desde já a sua atenção. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regiane querida tudo bem?voce tem facebook? tem uma moça chamada ana silva que vende perfumes. ela encomenda. ela é de confiança! aqui no brasil nao acho pra vender.
      por favor me diz o seu face q te passo o face dela.

      Excluir
  10. Meu Deus! O que li aqui foi um misto de tudo o que amo: cheiros, boa literatura, boa música e "vintagismos" que nos carregam numa nuvem de saudades positivas! Enfim, a sinestesia propiciada pela sua arte levou-me aos recônditos da alma e do coração!Viajei no azul do anil que,rapidamente, remeteu-me ao cheiro das manhãs frescas da infância no quintal de casa, às formas das nuvens no olhar de uma criança, aos cheiros da penteadeira da vovó repleta de fragrâncias que o coração reformulou, dado o grau de amor envolvido na apreciação dos perfumes afetivos! Em suma,sua arte levou-me a constatar que os sentidos são também responsáveis pela transcendência de "encontrarmo-nos novamente" com todas as pessoas que amamos!

    ResponderExcluir
  11. Que lindo!!!Agora também quero esse perfume azul intenso com cheiro de dias ensolarados e cor de anil...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...