segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Perfume de Cleópatra



         Vi-me para essa mesa redonda com um curto tempo e um grande desafio. Falar de algo para mim assaz desconhecido: Um perfume que remetesse ao Egito, às suas pirâmides
É bastante honroso estudar um pouco sobre o Egito, esse mundo dos incensários com tanto savoir-faire. Só sei que da melancolia dos mortuários buscando vida eterna, os bálsamos, as pomadas e os unguentos passaram a perfumar também uma vida significativa, salutar. O perfume se tornou também cosmético e ansioso por beleza.




             Logo me veio de cara , pois, a figura de Cleópatra.  Vivaz, sedutora, sua figura ajudou na divulgação da importância do perfume no mundo da vaidade e da beleza. A história a relata como uma mulher que se valeu da força persuasiva dos perfumes para a aquisição de poder e magnetismo.
Lendo um tantinho(muito menos do que gostaria)pude fazer ideia de alguns acordes que me fizessem pensar num perfume elaborado que Cleópatra usaria para seduzir seu garboso Marco Antonio.
Vi-me diante de um mundo untuoso, melífluo, resinoso, cheio de incensos, mirras, pétalas delicadas. Uma ideia de sedosidade, paixão fumegantes, com as marcas de um dos principais berços de nossa vida cultural.



           Podia imaginar um vaso de alabastro pleno de fecundo aroma, mas prefiro imaginar Cleópatra plena de cheiros, seduzindo e mitificando-se.
Outro dia estive em contato com uma fragrância que sinceramente me deixa nas nuvens, e com nome francamente tentador: Tentations, de Paloma Picasso. Infelizmente, mais um perfume tirado de linha.
            Sentindo-o, averiguando suas notas, bem que pensei que podia ser digno de uma Cleópatra. O perigo, o poder está no nome.
           Sinceramente, pensando no Egito, em Cleópatra, foi o primeiro perfume que me veio a mente. E não por menos. É um perfume de beleza e intensidade fascinantes, com um constructo deliciosamente oriental criado em 1996 pelas hábeis mãos de Sophia Grosjman e Max Gavarry. Só consigo dizer a ele: Volte!





         O perfume Tentations  de Paloma Picasso é um sumo intenso de pêssegos, fruta tão abundante no Egito, que certamente adoçou a boca dos amantes.O perfume é quase carnal como um pêssego maduro deliciosamente temperado por cravos afrodisíacos e canela, essa "madeira doce", famosa por compor os bálsamos egípcios. E é ao mesmo tempo tão enfumarado, ricamente incensado, com o cheiro palaciano e único da mirra, das madeiras nobres de sândalo e cedro. E há a presença de rosas, flor de laranjeira e jasmim que deixavam o Egito com cheiro mais rico e pungente.Por vezes sente-se quase cheiro de um mel de banho de Cleópatra, mas como nota não listada atribuo o cheiro de mel à presença da cumarina misturada aos demais componentes.

       Não consigo no momento associar a beleza feminil egípcia com outro perfume, a não ser o maravilhos Tentations, obra da outra musa Paloma Picasso.
         Outras viagens perfumísticas pelas pirâmides egípcias vocês poderão encontrar nos outros blogs participates dessa mesa redonda:


1 Nariz
A louca dos perfumes
Helen Fernanda
Le Monde est beau
Odorata Parfums
Parfuns et poesie
Parfumee
Pimenta Vanilla
Perfumes Big House
Van Mulherzinha
Village Beaute
Perfumart





Fotos fontes:

http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/uma_paixao_que_mudou_o_curso_da_historia.html

http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/a-historia-do-perfume-e-a-moda-parte-1/

8 comentários:

  1. Hmmm, desejei conhecer esse sumarento e temperado Tentations...

    ResponderExcluir
  2. Mais uma aqui a sonhar com o Tentations de Paloma Picasso.

    ResponderExcluir
  3. Poema sobre o tema, tu és incrível Cris. E mais uma pra lista das curiosas.v

    ResponderExcluir
  4. Paloma Picasso e suas bombas maravilhosas, dignas de Cleópatra! Esse Tentations me deixou realmente tentada...

    ResponderExcluir
  5. O Tentations é uma tentação antiga...ainda nem o conheço mas já o amo. Jamais que a dupla Sophia Grojsman e Paloma Picasso me decepcionaria. Eu já sabia que a escolha seria ele, porque já antes conversamos sobre isso, mas vendo o desenrolar do texto sempre lindo, fica tudo mais especial, Cris.
    E, Cleópatra, que também figura em meu posta, é ainda a personagem perfeita pra ostentar essas jóias líquidas que tanto nos perturbam...
    Obrigada por mais uma leitura mágica.
    Bjus
    Li

    ResponderExcluir
  6. "...untuoso, melífluo, resinoso, cheio de incensos, mirras, pétalas delicadas..."
    Exatamente, Cris. Pensei assim também.
    Sabe que não conheço o perfume que citou, de Paloma Picasso?!
    Vou atrás. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Menina...que tentação este Paloma Picasso oriental! Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu blog, tudo de bom são perfumes!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...