segunda-feira, 16 de março de 2015

Top 5 perfumes preferidos(Os meus perfumes mais bonitos)

TOP 5 PERFUMES PREFERIDOS

Na rodada do mês dos Blogs de Perfumaria tentamos pensar em perfumes bonitos para tempos difíceis. Para mim os preferidos acabam sendo os mais bonitos. Cada um dos que citarei aqui foram casos de amor  a primeira cheirada. Então fiz uma seleção de meus top 5 perfumes preferidos!
Não importa se eu mude ou o tempo passe , pois sempre serão amados. Um deles (Je Reviens de Worth) não vou falar agora pois ainda estou muito afetada com sua perda(Sumiu um meu de 100 ml e não estou conseguindo repor pois tenho pavor de importar e pagar taxas, mas ficar sem ele juro que dói demais).
Mas, enfim, os cinco que escolhi são meus perfumes casa, minhas moradas. Fazem parte de mim como minha língua materna. Por isso, considero-os os perfumes mais lindos do mundo, assim como nada pode ser mais belo aos meus olhos do que o mar de Fortaleza ou a poeira do meu sertão, Quixadá , de onde vim e agora sofro de saudades.
Então vamos lá ao meu TOP 5 PERFUMES PREFERIDOS

1) White Diamonds, Elizabeth Taylor


Meus perfumes preferidos:

Emblemático, atemporal, assim é o perfume White Diamonds, de Elizabeth Taylor.Um versátil de qualidade, para arrancar elogios diuturnamente.  Rastro delicioso e duração excelente.É o melhor floral aldeídico que já conheci. Ganhou um FiFi awards em 1992, um ano após seu lançamento por melhor fragrância popular.
Para mim tem valor de joia. Um cheiro diamantado.  O perfume white diamonds tem pretensão de eternidade. Enche as almas com seu cheiro orquestrado e penetrante. Clássico, elegante, limpo. Aldeídos muito gentis, macios. Flores brancas em sumos agradabilíssimos. Não é esnobe, é apenas bonito. Há quem  possa acha-lo  "Old lady" pela presença das flores brancas e do musgo. Mas esse musgo só o refina ainda mais, dá-lhe um toque de glamour.Um musgo de luxo.Amo sua pretensão de universalidade e eternidade.  White diamonds é um PERFUME cheio de matizes, riquezas e virtudes. Tudo tão bem mesclado e aquela amavel sensação cristalina...E ainda hoje é uma das fragrâncias que mais vendem no mundo. Uma pena ser tão difícil de acha-lo no Brasil!

2) Rive Gauche


Tive a imensa alegria de conseguir uma versão vintage dessa preciosidade que é o perfume Rive Gauche de Yves Saint Laurent que tanto amo(obrigada Simone!) Esse filho melhorado de Calandre,  criado em 1971, veio na onda metálica glitter modernosa vinda de figuras como David Bowie. É a mulher moderna parisiense representada: feliz, emancipada, coberta de prata, portando um azul caneta, um azul céu, um azul rio. Amo seus acordes metálicos, frios, seu absoluto de rosa, os acordes  hesperídeos  e sua abertura verde e fresca que me faz lembrar por vezes Ma Griffe para depois nos brindar com um corpo lenhoso e levemente musgoso para mostrar sua densidade. É um sabonete para Deusas, como insinuou Luca Turin ao aponta-lo como o sabonete que a Deusa Diana usaria. Sim, o sabonete  fino da Deusa modernosa e caçadora que a era a mulher setentista parisiense. É lindo, limpo e chique. Um primor de perfume que é Rive Gauche de YSL.

3) Chloé Narcisse




Meus narcisos românticos, reis da comoção e do entorpecimento. O perfume Narcisse de Chloé é meu perfume identidade. Derramado, um tanto melado. Um tanto romântico. Cheio de força e expressão. Tem por nota principal a flor do mito Narciso, que pende sobre si. Usa-lo exige certa vontade de aparecer, pois sua potência é exuberante. O resultado de suas tantas flores brancas e amarelas é aveludado e adamascado sobre a pele. É, de fato, uma experiência narcísica usa-lo. Seu acorde inicial é apessegado, com licor de abacaxi, esquentado por resinas, cravos doces e empoado pela violeta. O resultado é um oriental floral agudíssimo, uma cálida criação, com um quê do Spellbound e Tresor. Temos sua versão princesinha aqui no Brasil: o lindissimo Cecita, do Boticário, que muito me servirá já que o perfume Narcisse está descontinuado. Uma versão mais leve e menos doce dele.

4) Burberry London



Ele é um pouco como eu. Burberry London é um perfume para quem ama tradições, a segurança.É também um tanto como Londres: tão cinza mas ao mesmo tempo tão iluminada! Tão tradicional mas ao mesmo tempo tão moderna!  E amo sua alusão a chuva: Trench coat, galochas e a espera do sol.  O perfume Burberry London tem acordes clássicos, com sobriedade e temperança, mas de beleza indescritível. Uma linda funcionalidade e excelente duração e expansão de seu cheiro de flores brancas delicadas carregadas por acordes cítricos belíssimos(em especial aqui a clementina). Dominado pelo jasmim e madressilva há em certos momentos um jasmim manga(flor de tiare) bastante pungente. Há também uma rosa orvalhada, frescor do almíscar branco e da peônia.Perfeito e versátil. Ilumina quem o usa. Um cheiro encantador que sempre me remoça, mesmo que seja tão tradicional. Mas afinal, como não amar as tradições? Chá e chuva, um céu cinza. Amo esse cheiro durável e auspicioso.



5) Tabu



Ah,  Tabu de Dana!Esse amável perfume das cortesãs! Sim, das cortesãs, aquelas palacianas, tamanha a beleza de perfume. Como ele devia cheirar Madame de Pompadour, ou a Zinaida Zacienkin de Turguêniev. Tenho a sorte de ter exemplar vintage dessa pérola que é o perfume Tabu, mas me contento com sua versão atual, mesmo que menos animálica, quente e bafejada. Amo inspirações suas como Obsession, Youth Dew, Passion e Intimate, mas nenhum deles é Tabu, o perfume proibido, ferino como os olhos de Ava Gardner, que o amava.  A beleza dele é assim, felina. Na propaganda, um homem com um violino beija ardentemente uma dama trajada para o baile.
Sentir o perfume Tabu vintage, principalmente, traz-me essa sensação sensual e indescritível. O cheiro é um artifício de sedução, e a sedução é o artificio do mundo. Considero-o um cheiro caprichoso, que acompanha os contornos femininos, como se o corpo pois fosse todo odorífero. É feito para o pecado. É sobretudo animálico. Cheio de doçura de cravo, baunilha e bergamota, amparado por rosa búlgara, jasmim indólico e uma imensa profundidade musgosa e animálica. É um perfume quente e resinoso, bafejado, como disse. Um perfume de suspiros e hálitos.
E por isso é um dos perfumes mais bonitos que conheço. Para ele bem que podia ter sido dedicado La Traviata ou A dama das camélias.
Sua exuberância é sua virtude. Sua mundanidade é sua glória. Assim é Tabu de Dana perfumes.

Outras pessoas falam da beleza dos perfumes que as encantam nos blogs especializados em perfumaria do Brasil:

Floral e Amadeirado
Perfumes Big House
A louca dos perfumes
Le Monde est Beau
Odorata


Espero que tenham gostado do meu top 5 perfumes preferidos!

Fotos: fontes Google

8 comentários:

  1. Coisa linda Cris! Ler seus versos é uma verdadeira terapia. Sempre me impressionei com esse anúncio do Tabu, desde pequena. Um beijo apaixonado, um amor pra agora e não pra depois. Adorei o post minha querida amiga! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Seu modo apaixonado de descrever os perfumes me encanta, Cris! E como vc disse, a sedução move mundos! Lindíssimo texto!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha Cris. Não fico sem o Narcisse. Adoro. E o Je Reviens é meu queridinho pra sempre. Tenho um vidro pequeno que está no final e já foi incorporado na aromateca. Proibido usar! Patrimônio tombado, ficará para posteridade. Legado. hehehehe. Beijocas de Elisabeth
    PS: Concordo com vc. Com a política atual não dá para comprar os de fora, nem os de dentro. Aquisições suspensas por tempo indeterminado. Escreverei somente de amostras...

    ResponderExcluir
  4. Cris, amo Rive Gauche! E essa da Ava Gardner? Não sabia! Bjus

    ResponderExcluir
  5. Cris, minha linda! Dos que você mencionou, tenho dois, Narcisse e London, são meus queridinhos. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ahhh O White Diamonds... ainda terei um...
    Narcisse é um dos meus preferidos para sempre. Morro de curiosidade em sentir esse Je Reviens, que pena que o seu sumiu... :(
    Sentí o Tabu vintage da Diana e achei ele uma belezinha, quente e envolvente...

    ResponderExcluir
  7. Não sei o que mais me agrada, o requinte com que descreve os perfumes ou a perfeição com que escreve a lingua portuguesa.
    Muito salutar as suas palavras.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...