quarta-feira, 11 de junho de 2014

Perfumes que dão fome! Relação entre perfumes, culinária e sabores

Solicitada a falar de perfumes que lembrassem comida a princípio achei que seria fácil, pois é muito comum que perfumes  possuam notas "comestíveis", desde frutos, ervas, flores. Paladar e olfato se associam, causando sensações prazerosas. Não raro perfumes podem soar como banquetes,  evocar fome, e distribuir o cheiro por ai, pelas ruas, pelas casas, para os amigos, é como praticar uma verdadeira repartição dos pães. Uma ceia. E todos os que repartem o cheiro, são os solenes convivas, banqueteando-se. 

É muito sutil a diferença entre o cheiro e sabor, contudo  depois foi  difícil para mim montar "pratos requintados" a partir de perfumes, porque percebi que muitas notas "essenciais" faltavam. Então tentei fazer um simulacro bastante intuitivo, sensorial, e me lembrei de alguns perfumes que, ao aspira-los, certos itens culinários específicos me vieram a mente, mesmo que suas notas em junção não fossem, decididamente,  o prato culinário montado. Lembro-me por exemplo da evocação imediata que dois perfumes de Yves Saint Laurent me trouxeram: Goiaba. Falo de in love again e Baby Doll. O surpreendente é que nenhum deles possuem goiaba em sua fórmula.

Pensando nisso, escolhi para falar, de forma sucinta, sobre alguns perfumes que me remeteram a certos alimentos.

Burberry woman-Ponche



Levemente doce,  classudo, sereno e sim, saborosíssimo.  Um refinamento bastante temperado, eu diria. Assim é o perfume Burberry woman
Um perfume quente, caudaloso. Por vezes não sei se suas muitas frutas me lembram quentão ou Ponche. Pela variedade de frutas, vamos de Ponche. Muitas frutas dando ar de sua graça: Pêssegos, peras,maçãs, damasco e groselhas dulcíssimos, acolhido por favas e favas da mais tenra baunilha. E há nele  algo de levemente alcoólico, que me dá uma sensação de quentão ou de ponche. Sim, daqueles ternos, charmosos, festivos. Um perfume alegre, delicado e sereno como um ponche de doçura cheio de frutas suculentas. Uma perfumada beberagem que é Burberry woman.

Black XS-Sangria


O perfume vinífero, belo como uma sangria espanhola.  Assim é o perfume Black Xs, de Paco Rabanne.Mais um frutado aqui trazido, pertencente ao gênero dos "Punch"(ponche).Dessa vez com um cheiro absolutamente "vinolento". Um vinho doce, frutado, misterioso.Um  forte acorde  de bagas de "uva do monte"(oxicoco, cranberrie). Tal como a sangria, esse perfume é um derramamento.Intenso, açucarado perfume, é uma mistura incrível da tal uva do monte, o cacau, baunilha e o toque azedo do tamarindo que há anos me delicia. Pertence às ânsias noturnas.Se há uma dama na noite, não imagino nela melhor cheiro que Black Xs de Paco Rabanne.


Versace Versense- Azeite



Ah, azeite! Como não lembrar das oliveiras mediterrâneas sentindo esse perfume Versace Versense? É o que chamamos perfume paisagem. E essa paisagem por sua vez nos leva a uma combinação de notas que nos trazem ao nariz, a boca(mas principalmente, ao coração) a prodigiosa, milenar e saborosa dieta do mediterrâneo. Aspira-lo é sentir o gosto da saúde. Há tudo nele: Não apenas a sensação de saborear um azeite frutado de acidez muito leve, aromatizado com limão e cardamomo acompanhando um prato pleno de figos, mas também há nele a paisagem mediterrânea, suas praias, os bons ventos, o lume do sol primaveril, o vigor e a temperança. Há nele essa preciosidade do azeite, esse "ouro líquido". É um perfume de abundância e de bondade que traz uma indizível sensação de bem-estar e equilibro. Um perfume-acompanhamento salutar. Acreditem, faz bem ao coração usar Versace Versense.

Sira Des Indes Jean Patou- Lassi



Lassi é uma espécie de "smoothie" de antigamente que ainda sobeja em terras indianas. Leve, saboroso, cremoso, a base de iogurte e normalmente acompanhado de frutas e especiarias. O belo Sira des Indes de Jean Patou, criação que considero assaz subestimada conseguiu realmente me comover, e o melhor, me dar alguma fome. Não raro gosto de reproduzir o Lassi, que gosto de fazer com banana, pera e cardamomo(e as vezes cravo e canela) num liquidificador. As notas de leite, pera, banana e cardamomo desse incrivel perfume logo me remeteram a essa deliciosa e leitosa bebidinha. Que adorável é o perfume Sira des Indes!

Confiram outras delícias perfumadas nos demais blogs sobre perfumaria que participaram dessa mesa redonda sobre perfumes e culinária e que também se aventuram ao falar de apetitosas fragrâncias...afinal, os cheiros têm fome de quê?




Juliana Toledo Le Monde est beau
Denis Pagani 1 Nariz
Dâmaris Village Beaute
Vanessissima Van Mulherzinha
Diana Alcântara a louca dos perfumes
LilyLoon Parfums et poésie
ElisabethCasagrande Perfumes Bighouse
Cassiano Perfumart
Carla Biscaglia Pimenta Vanilla
Mariana Estante perfumada



Fotos fonte:
http://fatioupassou.com/wp-content/uploads/2011/06/6518.jpg
 Lassi http://vagabondveggie.wordpress.com/2010/08/11/sweet-and-tangy-banana-lassi/
azeite: receitasdeminuto.com
sangria: http://www.portalsabores.com.br/noticias/sangria-a-bebida-refrescante/
ponche: http://www.myrecipes.com/recipe/sunsets-spring-punch-50400000110371/

16 comentários:

  1. Como sempre suas postagens são muito autênticas, Cris! Burberry é um perfume luxo, exala requinte e adorei a associação inesperadíssima do Versense com azeite!!
    Tata que tem o Sira, conheci através dela. Lembro de ter achado com um toque vintage. E lassi é tão bom , né? Aliás, eu amo a culinária indiana e quase que faço as resenhas baseadas num banquete indiano. Havia algumas opções, fiquei com o francês mas iria falar de Gulab jamum, que é tudo de delícia e é quase que puro xarope de rosas.
    Adorei a criatividade!
    Bjus
    Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida Li, elogio do tipo vindos de vc são uma honra. E lassi é sim uma delicia. Gulab Jamum me deixou bastante curiosa. Desculpe a demora em responder. beijoca!

      Excluir
  2. Tb adoro o Burberry feminino, tanto é, que já tive um na minha coleção. Ele me lembrava amêndoas flambadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burberry é um encanto! adorei a ideia do "flambado". há algo nele que causa essa sensação mesmo. bem observado.

      Excluir
  3. Cris, amo seus post´s! Excelentes associações! Realmente o Sira lembra lassi... hum, deu vontade! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Tu tens um jeito único de escrever, exala placidez, requinte e serenidade ao transcrever as suas impressões. E que achado remeter à bebidas! Não conheço o versence nem o Sira des Indes. Não preciso nem dizer que terei de dar um jeito de arrumar amostras!
    Parabéns Cris!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla valeu querida amiga. sempre fagueira e me dando maior força.:)
      eu so tenho uma mini do versense, q tristeza! me arruma frasquinhos rs...doida pra te mandar umas amostras! bj

      Excluir
  5. Guria que legal esta associação com bebidas nutritivas ou "alegres"! Não havia pensado no Burberry desta forma. É um perfume tão peculiar. Realmente se tiver que colocá-lo no patamar culinário seria entre ponches e drinks finos, com baixo teor de álcool. Creio que Burberry é um daqueles clássicos silenciosos que a maioria adora e pouco comenta. Somos uma maioria ciumenta de algumas fragrâncias heheheh. É adorável. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua radiante presença. querida elizabeth.
      o burberry é um perfume meio indefectivel que porem deixamos no umbral. que coisa! rs
      beijoca

      Excluir
  6. Olha só.... jamais associei Versense à azeite! Brilhante e criativa linha de raciocínio, Cris. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. beijos querida dâmaris! mas juro q a primeira vez q senti o versense me veio essa ideia: azeite! rs
      e qto mais cheiro agor,a mais sinto! azeite leve e frutado, delicia!

      Excluir
  7. Que criatividade associar tais perfumes a alimentos em sua forma líquida! Puro ouro a comparação entre o Versence e azeite! Ficou excelente Cris! Confesso que pensei em enveredar pelo mundo alcoólico do rum, conhaque... mas minha fama de pinguça ia aumentar,deixei pra lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diana depois faça um post sobre isso! seria adoravel! alguns perfumes masculinos me remetem a cognac e rum mas ainda nao senti ao menos de cara assim femininos q me lembrassem
      faz! adoraria ler! beijocas e obrigada por sua presença

      Excluir
  8. Adoro seu jeitinho delicado e elegante de escrever, sabia? Seus textos são tão deliciosos quanto os pratos que foram surgindo na nossa Mesa-Redonda.

    ResponderExcluir
  9. Vanesssima muito obrigada por seu comentário e elogios! vc tem estilo super diverso do meu e eu simplesmente adoro sua alegria e criatividade ao escrever.
    meio que "me completa", rs. beijocas, volte sempre.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...